Aquisição e Retenção de clientes – seu Laboratório usa as estratégias corretas?

Conseguir novos clientes é um dos principais interesses de laboratórios, sobretudo os de prestação de serviços,  motivo pelo qual muitos recorrem à criação de uma presença digital. Sem dúvidas, o boca a boca sempre funcionou por um longo tempo, mas com as novas tecnologias e meios de comunicação, o investimento em marketing vêm sendo um ponto chave para movimentar a receita de Laboratórios.

Independente disso, vemos a retenção de clientes sendo tratada com menos importância por muitos Laboratórios de diferentes portes quando, na verdade, deveria ser um dos pontos de maior atenção para o negócio. Grandes contratos nem sempre podem segurar a receita do seu Laboratório.

Dessa forma, neste artigo vamos mostrar técnicas para você criar o seu funil de aquisição e também para conservar os clientes já conquistados, com o objetivo de que eles sejam porta-vozes do seu Laboratório e ajudem a construir a sua rede de recomendações quando o quesito é análises.

Fase de aquisição de clientes

É a fase mais aberta do funil e onde estão concentrados os maiores esforços e investimentos. Você provavelmente já ouviu falar sobre a maioria das técnicas, mas a resposta de ouro é: será que está usando cada uma da maneira certa?

Site

Assim como estar na Internet já se tornou básico, ter um site profissional na área laboratorial também. Ele é o guarda-chuvas que vai hospedar todas as suas iniciativas de promoção, como os links para os seus canais nas redes sociais e perfil na Soul Science, os artigos que você escreve, as opiniões positivas que você recebe e o local em que o cliente vai poder receber os seus laudos.

Redes sociais

Rede social é uma ótima forma sinônimo de engajamento e ter uma estratégia nestas plataformas é importante principalmente para captar o interesse pelo seu trabalho.

Dificilmente um cliente vai usar o YouTube, por exemplo, para procurar um Laboratório perto de seu escritório, mas o canal tem uma função que também é essencial nesta fase de aquisição: ajudar a construir a reputação do Laboratório por meio dos conteúdos que ele gera e da maneira que interage e dialoga com os usuários.

Google

Por ser o buscador mais usado do mundo, inclusive pelos brasileiros, aparecer no Google é essencial para ganhar visibilidade. Muitos clientes costumam buscar o nome da análise diretamente na base do Google e a partir dos primeiros resultados gerados, pode optar por clicar nos Laboratórios divulgados, verificar a interface do site e claro, providenciar cotações. Por isso, a importância de um atendimento humanizado durante o processo de cotação.

Publicidade

Não é ainda comum entre os Laboratórios, mas uma possibilidade agregadora para Laboratórios serem conhecidos a curto prazo é investir em anúncios para aumentar o alcance da sua comunicação. A boa notícia é que na Internet esses investimentos podem ser menores e existem mais oportunidades de filtrar o público que você quer atrair, seja ele relativo ao varejo ou indústria.

Conteúdo para buscas (SEO)

O conteúdo relativo às linhas de pesquisa e projetos desenvolvidos pelo seu Laboratório ajudam a construir o seu posicionamento nos buscadores, ou seja, é um ímã para os clientes. Se você gosta de gerar conteúdo, sejam vídeos, posts para blog, artigos científicos e e-books, invista nessa prática.

Reputação

De fato, “pessoas influenciam pessoas” e por isso, os comentários que um técnico ou chefe de Laboratório recebem têm papel muito importante na etapa de aquisição. Isso porque oferecem aos novos clientes um ponto de vista sincero por parte de quem já teve uma experiência na compra de uma análise. 

Para ampliar o potencial de aquisição do seu Lab, incentive seus clientes atuais a escreverem opiniões sobre o seu trabalho e promova essas mensagens. Não só é uma forma de feedback, mas também de buscar aprimorar suas técnicas de venda  e melhorias no processo de compra de análises. 

Agora que você já ficou por dentro dessas técnicas, bora para ação?

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