Com as recentes notícias sobre a contaminação da água, a realização de análises para validar as oscilações de sua qualidade é essencial!
Importância da análise de água
A análise da água de caixas d’água, reservatórios e poços artesianos é um passo importante para aqueles que desejam garantir a segurança do uso e consumo da água em condomínios. A medida é fundamental para manter a qualidade da água e evitar a proliferação de doenças como: dengue, leptospirose, esquistossomose e hepatite, além de doenças gastrointestinais. E não só isso, também possibilita um conhecimento sobre o ambiente que você reside e a possibilidade de proporcionar ações de conscientização, seja no seu próprio condomínio ou no seu bairro.
A água, apesar de ser tratada pelas Companhias de Saneamento conforme padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, pode sofrer influência de algum tipo de contaminação durante o armazenamento por causa das caixas d’água. Estas podem ter rachaduras, tampas danificadas, ocasionando a entrada de insetos, pássaros e de suas fezes. Estes fatores, aliados à falta de limpeza, contribuem diretamente para a contaminação da água.
Parâmetros de análise
E mais, a avaliação da água garante que a qualidade siga os padrões definidos pelo Ministério da Saúde (Portaria 2914/2011). Esses padrões exigem que no teste de potabilidade, análises físico-químicas e microbiológicas da água sejam feitas, nos permitindo verificar a presença de bactérias que podem causar doenças, os níveis de salinidade e acidez, além das características visuais da água. Entre as análises de potabilidade, constam:
– pH
– Coliformes totais
– Bactérias heterotróficas
– Cloro Residual Livre
– Escherichia coli
Para grandes edificações como condomínios, recomenda-se a realização de um cronograma com análises semestrais contemplando pontos críticos de consumo, isto é, que, pela falta de higiene, possam representar riscos para os consumidores. Dentre esses pontos podemos citar a caixa d’água, torneira de cozinha de pelo menos um dos moradores, e em caso de água proveniente de poços artesianos antes do sistema de tratamento e depois do sistema de tratamento.
Como é realizado o procedimento de coleta/amostragem?
O procedimento varia de acordo com cada laboratório, mas de forma geral, exige cuidados para se evitar eventuais contaminações e perdas e, de tal forma, garantir a integridade da amostra a ser analisada.
Os técnicos devem estar devidamente apresentados com equipamentos de proteção individual (EPI’s) como jaleco, touca, luvas e máscaras, além de seguir rigorosos procedimentos de amostragem. Além disso, quando uma coleta é realizada devem ser utilizados diferentes frascos, sendo cada um específico para o determinado tipo de análise. Estes devem estar limpos, estéreis e só poderão ser abertos no momento de sua utilização, pelo tempo necessário para seu preenchimento, devendo ser fechados imediatamente após a coleta. Além disso, análises como as de cloro livre e de pH devem ser realizadas no momento da coleta.
Após a coleta, as amostras devem ser acondicionadas adequadamente em caixa térmica, com uma quantidade de gelo adequada para manter as amostras refrigeradas para seu transporte e a temperatura deve ser mantida até o momento da análise da amostra.
Para maior conveniência do condomínio, a equipe Soul Science, realiza um cronograma anual para facilitar a sua rotina, mantendo-o antenado sobre os próximos passos. E mais, com a nossa rede de fornecedores buscamos a melhor oportunidade de preço, logística, qualidade e comodidade para você!
Entre em contato com nossa equipe ou cadastre-se no nosso marketplace para saber mais sobre os pacotes de condomínios.
Vamos juntos, catalisar soluções para os desafios globais!