4 passos para impulsionar as vendas do seu Laboratório!

Parece simples, mas impulsionar as vendas de análises de um Laboratório, além de uma estrutura técnica, requer pessoas capacitadas para realização dos experimentos tornando-se cada vez mais necessário o auxílio da tecnologia.

Lojas, mercados e bancos se digitalizaram. Os Laboratórios também precisaram criar esse movimento para se manterem ativos no longo prazo. No caso, diferente de adapta-se ou morra, é adapta-se ou sucateie-se, infelizmente. Por isso, listamos 4 pontos essenciais que podem mudar a rotina do seu Laboratório e impulsioná-lo a aumentar as suas vendas com prestação de serviços, para ontem! Começando com:

1. Site com interface simples e prática.

Para aumentar as vendas do seu Laboratório na era digital, ele deve ter um website que contenha informações sobre a equipe, artigos publicados, linhas de pesquisa, as análises executadas e um canal de contato, se possível um chat de conservação. Todos esses itens devem estar presentes em uma interface fácil de usar, com boa navegabilidade e com layout que transmita confiança e credibilidade para o seu cliente. Note, que é necessário tomar cuidado para esclarecer todos os detalhes das análises vendidas, para evitar dúvidas excessivas via chat, caso proceda em incluir essa opção.

2. Estrutura de venda no site com pagamento integrado.

Após ter o kit básico de sobrevivência no meio digital, isto é, o website com os itens dispostos na seção anterior, é preciso investir no acoplamento da Loja de venda de análises. Fazendo uma busca rápida na internet, você pode encontrar algumas agências que acoplam essa Loja ao website, mas cabe ressaltar a necessidade de contratar um serviço diferenciado, de empresas que atuem efetivamente no nicho laboratorial. Afinal, se refere a uma Loja de vendas de análises, e não de um produto com 2 ou 3 especificações. O produto tratado como as análises é mais complexo e deve ter filtros específicos, como técnica utilizada, limites de quantificação, equipamento, entre outros itens. Sem contar, em verificar as formas de pagamento da análise via Loja Online, sistemas de pagamento como PayPal e PagSeguro, são uma ótima opção. Ainda que tenha uma comissão, relativamente alta, para quem iniciou agora, possui uma taxa que pode ser negociável conforme o seu volume de análises for aumentando.

De fato, a criação da Loja Online e a inserção de um sistema de integração financeira não é um bicho de 7 cabeças. No entanto, por estarmos tratando de Labs, é preciso entender a melhor forma de chamar a atenção do cliente e fornecer as informações de uma análise de forma organizada. Caso tenha interesse, a Agência Soul pode te ajudar com esse serviço de Loja Online e com o acompanhamento posterior para que seu Lab foque somente em vender e não se preocupar com detalhes tecnológicos.

3. Qualidade e rapidez na entrega.

Esse é um ponto delicado. Lembra que havíamos comentado sobre 3 pilares? Pois é, não basta ter tecnologia, se não temos pessoas capacitadas ou equipamentos para executar o que foi prometido. Por isso, se lançar ao mundo da internet, requer cuidados de planejamento estratégico que envolve a quantidade de mão de obra para execução e calcular a quantidade de análises que o Laboratório é capaz de executar ao longo de um período, seja no mês ou na semana.  Esse estudo é essencial, para que a própria marca do Laboratório não seja construída de forma errada, uma vez que ela é essencial para os negócios, como visto no artigo anterior (mencionar).

Feito esse planejamento, voa! Já pode iniciar suas vendas.

4. Avaliação da satisfação do cliente.

Agora você já tem um website, uma Loja Online e tem um planejamento estruturado para cumprir as demandas acordadas. O que você pode precisar mais? Você precisa de algo que está intrínseco no quesito equipe. A mão de obra que se encontra a disposição para realizar as análises, não são somente robôs prontos para executar análises e vender laudos, eles devem interagir minimamente com seus clientes, de forma a entender melhorias na qualidade da análise, do serviço, ou até mesmo do processo de compra. Essa avaliação é essencial como aprimoramento, mas também como estratégia de acolher o cliente e que potencialize a ação dele indicar para outras pessoas interessadas. E claro, olha o grande networking que você pode fazer? É incrível!

Satisfação do cliente e acolhimento são também lemas da Soul Science, propósitos de uma empresa que vêm para acelerar Labs, desburocratizar e torná-los cada dia mais digital!

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