Descrição

Com mais de 178 parâmetros acreditados pela ISO 17025, nosso laboratório de análises químicas ambientais tem por objetivo melhorar cada vez mais o atendimento aos clientes e prestar nossos serviços de análises com agilidade, sem perder a qualidade.

Possuímos certificações acreditadas em análises ambientais nas áreas físico-química, microbiológica, ecotoxicológica e atmosférica. Além de contar com um grande time de profissionais capacitados, estimulamos o estudo contínuo para o aprimoramento das técnicas aplicadas.

Nosso laboratório possui sede em Curitiba/PR, com atuação em grande parte do território nacional.

Coordenador

Mariana Saladini Lippert

Principais Serviços

Título: ESTUDO DE TRABALIBIDADE

Talvez você não saiba, mas um estudo de tratabilidade de efluentes em sua estação, conduzida por técnicos (as) capacitados (as), pode ajudar a reduzir custos, insumos e ajudar na melhoria contínua do meio ambiente.
Teste de tratabilidade revela condições de tratamento de águas e efluentes. A verificação das condições de tratamento de águas e efluentes em bancada é uma das maneiras de validar antecipadamente a eficiência de plantas de tratamento.

Nós da Envlab laboratórios realizamos seu estudo de Tratabilidade de duas formas:

Teste em Jar-Teste com relatório
Teste em Jar-teste com relatório + simulação em planta piloto de ETE

Título: ANÁLISE DE ECOTOXICOLOGIA EM ÁGUA E EFLUENTE

A Envlab Laboratório executa ensaios de Toxicidade em Águas e Efluentes para controle de Carga Poluidora ou avaliação da toxicidade do seu sistema.
Somos acreditados ISO:17025 e certificado CCL - IAT.
Realizamos os ensaios para:

Daphnia Magna
Ceriodaphnia
Víbrio Fischeri
Senedesmus
Título: AVALIAÇÃO DE NÍVEIS DE PRESSÃO SONORA

A avaliação de níveis de pressão sonora tem como objetivo o controle e diminuição dos impactos sobre o ambiente socioeconômico. Podem ser observados impactos como êxodo de espécies animais e até problemas de saúde.

O monitoramento de níveis de pressão tem se tornando cada vez mais um instrumento de prevenção e controle desses impactos.

A Envlab Laboratórios realiza Monitoramento e Laudo de Ruído Ambiental ou Laudo de Nível de Pressão Sonora para novos empreendimentos e empreendimentos já existentes em todo o território nacional, sempre em conformidade com as determinações da resolução CONAMA 01/90 e normas NBR 10.151/19 (Revisão 2020), além das legislações estaduais e municipais específicas para cada localidade.

Título: MONITORAMENTO E ANÁLISES DE EMISSÕES ATMOSFÉRICAS

O objetivo de gestão e acompanhamento da qualidade do ar é a de garantir o desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável, estabelecendo um ambiente seguro. Para tanto, se faz necessário ações de prevenção, combate e redução das emissões de poluentes e dos efeitos da degradação do ambiente atmosférico.
A Envlab Laboratórios realiza amostragens e ensaios de emissões atmosféricas seguindo metodologias e normas nacionais e internacionais, atendendo às legislações vigentes.

Além disso, nosso laboratório possui acreditação emitido pela Cgcre (Coordenação geral de acreditação do Inmetro) n° CRL 0341 para a ISO 17.025 nos seguintes parâmetros:

Amostragem e determinação da concentração de Gases de Combustão CO, NOx, SOx e O2 em dutos e chaminés de fontes estacionárias, conforme procedimento interno.
Amostragem e determinação da concentração de Material Particulado Total em dutos e chaminés estacionárias, conforme CETESB L9:225;
Amostragem e determinação da concentração de Fluoretos em dutos e chaminés em=m fontes estacionárias, conforme a CETESB L9:213;
Amostragem de Metais (Sb, As, Ba, Be, Cd, Cr, Co, Cu, Pb, Mn, Hg, Ni, P, Se, Ag, TI, Zn) em dutos e chaminés de fontes estacionárias, conforme EPA 29;
Ainda, é realizado ensaios tais como a determinação da concentração de Hidrocarbonetos Totais (Substâncias Gasosas Orgânicas) em dutos e chaminés, conforme EPA 25A; Substâncias Gasosas Inorgânicas em dutos e chaminés de fontes estacionárias, em acordo com diversas metodologias reconhecidas.

Nesta linha, também trabalhamos com a elaboração de Relatório de Automonitoramento dos processos e de suas fontes de emissão, de forma a descrever, comparar e analisar o desempenho das fontes, anexando todos os relatórios de medição periódicas realizados.

A Envlab Laboratórios também realiza a elaboração de Programa de Automonitoramento e Memorial de Cálculo de Altura de chaminés, atendendo os requisitos da Resolução SEMA 016/14 para empreendimentos, visando cumprir os requisitos exigidos, apresentar os processos a serem monitorados, o enquadramento , os parâmetros a serem avaliados, a frequência de amostragem e as metodologias aplicáveis.

Título: QUALIDADE DO AR

O monitoramento da qualidade do ar exterior visa garantir a qualidade do ar respirável, quantificando a poeira em suspensão gerada a partir da atividade dos processos industriais e naturais.

É realizado geralmente nas áreas habitadas no entorno do empreendimento poluidor, com o objetivo de avaliar os impactos, além de verificar o atendimento aos padrões de qualidade do ar.

A Envlab realiza monitoramento de qualidade do ar seguindo metodologias e normas e possui acreditação emitido pela Cgcre (Coordenação geral de acreditação do Inmetro) n° CRL 0341 para a ISO 17.025 nos seguintes parâmetros:

Amostragem e determinação da concentração de Partículas Totais em Suspensão no ar ambiente (qualidade do ar), conforme ABNT NBR 9547:1997;
Ainda realizamos ensaios como determinação da concentração partículas inaláveis nas granulometrias PM 2,5 e PM 10 e gases NO2 e SO2.

Título: Análise Físico-Químico

O laboratório Físico-químico da Envlab possui grande experiência em análises químicas de diferentes matrizes ambientais. Quando se trata de água e efluente, nosso escopo de atividades no laboratório se estende desde análises de DQO, DBO, Óleos e Graxas até análises de Sulfatos, Sulfetos e Sólidos. Para atender o maior número de parâmetros, trabalhamos desde as análises clássicas como titulações e gravimetrias até análises mais robustas como espectrofotometria UV-Vis e espectrometria de absorção atômica para determinação de metais. Uma grande aplicação dessas análises é o monitoramento de ETEs através da avaliação de compostos químicos em cada ponto da estação, e assim, avaliar a eficiência do sistema e se o tratamento do efluente está sendo efetivo frente as legislações vigentes. Não somente ETEs, mas também pode-se monitorar poços e água de consumo humano de maneira análoga.

Além disso, dispomos de classificação completa de resíduos, para que possamos destinar de maneira apropriada o resíduo gerado nas empresas, sejam eles provenientes do processo industrial ou de algum tratamento realizado nas ETEs. Não somente a classificação dos resíduos, mas também realizamos análises de coprocessamento, massa bruta e potencial agronômico.

Para conhecer todas as análises do laboratório Físico-químico, confira nosso escopo de análises, acesse http://www.inmetro.gov.br/laboratorios/rble/docs/CRL0341.pdf

Título: Microbiologia

A microbiologia permite identificar micro-organismos que não conseguimos enxergar a olho nu e são prejudiciais à saúde pública e ao meio ambiente. A Envlab laboratórios realiza análises microbiológicas a fim de detectar a presença destes micro-organismos, como coliformes totais, coliformes termotolerantes, Escherichia coli e outros, seguindo as legislações vigentes para águas doces, efluentes e para a potabilidade da água atende a portaria GM/MS nº888.

Além de águas e efluentes, a microbiologia também abrange análises de sedimentos, lodos, solos, fertilizantes e resíduos, visando identificar agentes patogênicos, como Salmonella, coliformes termotolerantes, ovos viáveis de Helminto e vírus entéricos.

O laboratório segue normas nacionais e internacionais, possui acreditação emitido pela Cgcre (Coordenação geral de acreditação do Inmetro) n° CRL 0341 para a ISO 17.025 para os principais parâmetros.

Título: MEDIÇÃO PARA INVENTÁRIO GEE - CRÉDITO DE CARBONO
A Envlab Laboratórios realiza seus ensaios para Emissão de Relatório de Crédito de Carbono.
Inventário de Gases de Efeito Estufa: Sua Rota para a Sustentabilidade e Responsabilidade Ambiental

Sua empresa está comprometida com a sustentabilidade e deseja reduzir seu impacto ambiental? Se sim, você precisa conhecer o poder do Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) e como ele pode beneficiar sua organização.

Você já ouviu falar no Inventário GEE?

O Inventário de GEE nasceu da crescente conscientização sobre as mudanças climáticas e das preocupações com as emissões provenientes das atividades humanas. Na década de 1970, os cientistas começaram a alertar sobre o aumento das concentrações de gases como o dióxido de carbono (CO2) na atmosfera e os efeitos adversos associados ao aquecimento global. O reconhecimento do papel dos GEE nas mudanças climáticas levou à criação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) em 1988, marcando um importante passo na história.

Solicite um orçamento
Botão com link dinâmico Ir para Serviços
Precisa de Ajuda?



    Fechado
    Horário de funcionamento hoje: 07:30 - 18:00
    • Segunda-feira

      07:30 - 18:00

    • Terça-feira

      07:30 - 18:00

    • Quarta-feira

      07:30 - 18:00

    • Quinta-feira

      07:30 - 18:00

    • Sexta-feira

      07:30 - 18:00

    • Sábado

      Fechado

    • Domingo

      Fechado

    • 05/03/2024 04:59 hora local

    • Ainda não há comentários.
    • Adicionar uma avaliação
      Como podemos te ajudar?
      1

      Este site usa cookies para lhe dar a melhor experiência online, permitir que você compartilhe conteúdo nas redes sociais e medir tráfego para este site. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.