A Lei 10.973/04, também conhecida como Marco Legal da Inovação, foi criada para fomentar a inovação tecnológica no Brasil, criando condições para que Universidades, Centros de Pesquisa e empresas estabeleçam parcerias produtivas. Ela oferece um conjunto de diretrizes para que os laboratórios das universidades se conectem com o mercado, gerando benefícios para a sociedade e receita da Instituição.
Entretanto, muitas universidades ainda enfrentam dificuldades em aplicar as oportunidades previstas por essa legislação, principalmente no que diz respeito à transferência de tecnologia, à prestação de serviços e ao uso de recursos disponíveis nos laboratórios.
Se você é pró-reitor de pesquisa ou inovação, é fundamental refletir sobre como a sua instituição está lidando com esses desafios. Avaliar a maturidade inovativa de sua universidade envolve justamente entender se o potencial de inovação está sendo aproveitado de forma estratégica.
Perguntas para avaliar a maturidade inovativa da sua Universidade:
- Os laboratórios estão conectados ao mercado? O Artigo 3º da Lei 10.973/04 estabelece que as universidades devem prestar serviços tecnológicos ao mercado. Se a sua universidade tem equipamentos e infraestrutura que poderiam ser utilizados por empresas, você tem um panorama claro do que pode ser oferecido e como isso é divulgado?
- Há formalização de parcerias com empresas? O Artigo 4º da Lei permite que as universidades celebrem contratos de prestação de serviços e transferência de tecnologia com empresas. Quais são as dificuldades enfrentadas na formalização dessas parcerias? O processo está claro e sem entraves burocráticos?
- O Marco Legal da Inovação está sendo usado de forma estratégica? A Lei 10.973/04 define maneiras para a universidade explorar comercialmente suas inovações e para se aproximar do setor privado. Sua universidade já está aplicando essas estratégias de forma eficaz, ou existe alguma lacuna que precisa ser superada?
- Como sua universidade está divulgando suas capacidades e serviços? O Artigo 6º incentiva a divulgação das inovações geradas pela universidade. Como as universidades estão promovendo seus serviços e inovações para atrair empresas? A falta de uma estratégia de marketing científico pode ser uma barreira.
- Sua instituição está mensurando o impacto das parcerias e serviços prestados? O Artigo 12 da Lei recomenda o monitoramento dos resultados gerados pelas parcerias com o setor privado. Sua instituição tem uma forma estruturada de acompanhar os impactos financeiros e tecnológicos dessas interações?
O que está em jogo?
Essas questões são essenciais para avaliar a maturidade e o status inovativo de sua universidade. Elas não são apenas sobre o cumprimento da Lei 10.973/04, mas sobre garantir que sua instituição esteja aproveitando todo o potencial de seus recursos e se conectando ao mercado de forma eficaz. A falta de conexão entre os laboratórios ao mercado, os equipamentos ociosos e a ausência de uma rede de parcerias podem resultar em perda de valor, tanto para a universidade quanto para as empresas que poderiam se beneficiar dessas tecnologias.
Enquanto algumas universidades já estão avançando com a aplicação das diretrizes do Marco Legal da Inovação, outras podem estar deixando essas oportunidades passarem despercebidas. Nesse contexto, é importante refletir:
Sua universidade está aproveitando todo o potencial da Lei 10.973/04? Ou está deixando seus recursos subutilizados, sem gerar o impacto desejado?
A hora de inovar é agora
O Marco Legal da Inovação oferece uma oportunidade concreta para transformar os laboratórios universitários em centros de inovação conectados ao mercado. A aplicação estratégica dessa legislação pode gerar novos modelos de negócios, atração de investimentos e aproveitamento das capacidades existentes. Avaliar a saúde inovativa da sua universidade é um passo essencial para garantir que esses benefícios sejam maximizados.
Para que isso aconteça, é necessário que as universidades possuam uma estrutura clara para gerenciar suas inovações, e prestações de serviços. É o primeiro passo rumo à transformação digital.
Converse conosco e leve sua universidade para o próximo nível da inovação.