Dispositivo Simulador de Traqueostomia – Traqueo Voice

Diferencial

Simular com a máxima fidelidade possível estimulando tarefas que se aproximem da prática e da rotina do dia a dia. Desenvolvido um Dispositivo Simulador Didático para Traqueostomia capaz de ensinar o passo a passo do desenvolvimento junto com o aluno por meio de áudio.

Estágio de desenvolvimento (Nível TRL)

TRL 6 – Protótipo de Engenharia.

Descrição

Resumo

Dispositivo simulador aplicado para a prática de traqueostomia com foco em treinamento de massa de profissionais da saúde ou reciclagem de treinamento profissional. O referido simulador é dividido em partes compreendendo componentes anatômicos e componentes de software e hardware na plataforma livre de Arduino. O dispositivo tem o propósito de prover reprodução de sons gravados em arquivo mp3 promovendo uma interação entre o dispositivo e o usuário promovendo um treinamento para usuários que atuam na execução do procedimento de traqueostomia inserido no suporte as equipes de urgência e emergência ou capacitação de profissionais. O dispositivo pode ser de grande valia em cenários pandemicos. Na pandemia da Covid-19 o procedimento de traqueostomia foi amplamente recomendado após o 21º dia de internação e este simulador poderá contribuir com uma capacitação em massa das equipes. O dispositivo simulador é formado pelos seguintes componentes: Head 3D (1); Pele (2); Suporte Interno (3); Cartilagem (4); Traqueia (5); Componentes Arduino (6); Alto-falantes (7); Tireoide (8); Fones de ouvido (9).

Autores

  • Thamiris de Moura Sampaio (Aluna IC)
  • Gisele Roque de Souza (Aluna IC)
  • Rafaela Barbosa Medeiros (Aluna IC)
  • Ana Carolina Bisker da Costa (Aluna IC)
  • Adriano Baltar Moreira (Aluna IC)
  • Eduardo Tavares L. Trajano (Orientador)
  • Renata de Souza Guerra (Aluna IC)
  • Adriana Dantas Amaro Pereira (Aluna IC)
  • Adiel Queiroz Ricci (NIT)
  • David Caravana de C. M. Ricci (NIT)
  • Luiz Felipe Caramez Berteges (NIT)
  • Adauri S. Rodrigues Júnior (NIT)

Problema a ser resolvido

Promover evolução de práticas de ensino e aprendizado com desenvolvimento e elaboração de novas metodologias de aprendizagem. Carência de simuladores para treinamentos práticos de alunos e profissionais da saúde, principalmente durante a pandemia de covid-19, visto que é um dos principais tratamentos das vias aéreas superiores e aplicado também nas rotinas de internação e traumas graves.

Inovação proposta

Promover uma experiência de simulação que ensine aos alunos e profissionais da saúde todo passo a passo do procedimento, sem perder ou suprimir etapas. Trabalhar em treinamentos de reciclagem e treinamentos em sala de aula com simulador protátil.

Status da propriedade intelectual

BR 10 2021 001696 5.

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